Postado em 26 de Junho às 11h17

Coleta de resíduos é tema de campanhas da Servioeste

Sustentabilidade (26)

Iniciativas permanentes fazem parte de ações voltadas à sustentabilidade ambiental e social desenvolvidas pela empresa

Um dos valores do Grupo Servioeste é a preocupação com a responsabilidade social e ambiental. Além de ser referência na gestão de resíduos de serviços de saúde, a empresa busca desenvolver ações que visem a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida. As iniciativas acontecem em parceria com poder público, empresas privadas e colaboradores.

As campanhas iniciaram em 2015 e o recolhimento de resíduos acontece permanentemente na sede da matriz da Servioeste, em Chapecó. Neste mês de junho, as ações ganharam destaque durante a III Semana do Meio Ambiente: caixas coletoras estão dispostas no setor de meio ambiente para arrecadação de caixas de leite, resíduo eletroeletrônico, medicamentos vencidos e tampas plásticas.

A forma de recolhimento dos resíduos foi dividida em quatro categorias. Na campanha 1, chamada Brasil Sem Frestas, a empresa é parceira na coleta caixas de leite limpas para confecção de forração em casas de madeira. Na 2, também é parceira no recolhimento de resíduos eletroeletrônicos (CPUs, placas, HDs, drives, cabos, impressoras, nobreaks, teclados, estabilizadores, notebooks, monitores, roteadores, servidores, memória, processadores, tablets, vídeo games, celulares, aparelhos de telefone, centrais telefônicas e rádio-amadores).

A terceira campanha recolhe medicamentos vencidos para tratamento (incineração) e descarte correto (aterro sanitário) e a quarta, chamada de Projeto Tampets Chapecó, a Servioste apoia e incentiva o recolhimento de tampas plásticas para revenda que custeiam ações de castrações gratuitas de animais de rua.

A engenheira ambiental Dalila Gonçalves ressalta que um dos maiores desafios da sustentabilidade é destinação correta dos resíduos produzidos. A reciclagem tem se apresentado com uma ótima alternativa, inclusive de renda e de desenvolvimento social.

“Mais do que reaproveitar alguns tipos de resíduos, estas campanhas desenvolvidas pela Servioeste ajudam muitas pessoas e até animais. Além de dar destino correto, conseguimos desenvolver uma consciência social sustentável em nossos colaboradores. O mesmo acontece com relação aos medicamentos, pois se coletados, recebem o destino final adequado, deixando de poluir o meio ambiente”.

A III Semana do Meio Ambiente acontece nos dias 26 e 27 de junho, na Servioeste em Chapecó. A programação é exclusivamente voltada aos colaboradores e trabalha por meio de palestras e debates, a conscientização sobre temas ambientais. Nesta quinta-feira, 27, a palestra é sobre Sustentabilidade Social - Brasil Sem Frestas. Na sexta, 28, o assunto é o consumo sustentável, com cases das empresas Solar Orgânicos e aplicativo Moeda Verde. Os encontros nos dois dias serão às 17h20, no auditório térreo da Servioeste.

O tema desta edição da Semana do Meio Ambiente é “Os Pilares da Sustentabilidade”, lembra a engenheira ambiental do Grupo, Caroline Beutler.

“Nossa intenção é proporcionar aos nossos colaboradores um momento de aprendizado e conscientização. É importante discutirmos sobre a responsabilidade social que cada um de nós tem na busca pelo equilíbrio ambiental, social e econômico”.

Servioeste


O Grupo Servioeste está há 20 anos no mercado prestando serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos dos serviços de saúde em todo Sul e Sudeste do País, com projetos de expansão nacional e internacional. Possui sua matriz, com central de tratamento de resíduos, em Chapecó/SC, além de filiais em Maringá/PR, Cascavel/PR, Barra do Piraí/RJ, Campos de Goytacazes/RJ, Queimados/RJ, Patos de Minas/MG, Canoas/RS e Pescaria Brava/SC.

Neste mês de junho, a empresa recebe dois prêmios no Rio de Janeiro que a consolidam como uma das maiores no ramo de tratamento de resíduos de saúde do Brasil. Em Volta Redonda, no dia 27, a Servioeste será certificada pelo Rotary Club como “Empresa Cidadã”, com homenagem ao Presidente do Grupo, Doacyr Balbinot. Na capital carioca, no dia 28, recebe o Prêmio Top Of Quality Internacional, destinado às empresas com excelência em gestão e qualidade em serviços prestados e produtos fornecidos.

Já em julho, 20, a empresa será reconhecida internacionalmente em evento em Nova York. O prêmio The Winner Awards reconhece as 30 empresas que tornaram-se referências internacionais em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento econômico e social de seus países. A Servioeste receberá o prêmio na área de empreendedorismo.

Veja também

Palestras debatem descarte de resíduos sólidos, preservação e sustentabilidade empresarial06/06 Seminário Internacional encerra em Chapecó com participação de Portugal em mesa redonda sobre resíduos sólidos Membro do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e empresa signatária do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, a Servioeste Soluções Ambientais encerrou nesta quinta-feira (6) a......
Todos contra o aquecimento global05/05/17 Foto: Associated Press | Daily Mail Comentamos em outro post a preocupação com o aquecimento global. Tanto a NASA quanto a ONU confirmaram que 2016 foi o ano mais quente globalmente já registrado na......

Voltar para Blog