Postado em 09 de Setembro de 2019 às 11h47

Estados avançam na implantação do sistema de emissão online do MTR

Projetos e Ações (11)

Em Minas Gerais, Manifesto de Transporte de Resíduos digital será obrigatório a partir de outubro

Uma das etapas do gerenciamento de resíduos é o controle do transporte até a empresa que realiza o tratamento e a destinação final, que acontece por meio da emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). O documento é obrigatório como forma de coibir o transporte de cargas perigosas, minimizando os riscos ao meio ambiente e à saúde pública. O MTR contém a descrição dos resíduos transportados e os dados do gerador e da empresa contratada para realizar o transporte e a destinação final.

O gerador precisa preencher o documento, identificando a classe e o peso do resíduo, a empresa que faz o transporte, o tipo de tratamento realizado e como é feita a destinação final. Este documento precisa acompanhar a carga durante todo o trajeto entre o gerador e o local de tratamento e descarte.

Depois do processamento do resíduo, a empresa responsável tem 60 dias para emitir o Certificado de Destinação Final, no nome do gerador, atestando o tratamento e a destinação, e atendendo às normas ambientais de cada estado brasileiro.

Como forma de melhorar o controle de segurança do manejo dos resíduos sólidos, a emissão do MTR já é online nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No próximo mês, Minas Gerais também iniciará a emissão do documento de forma digital. A plataforma é disponibilizada pelo órgão ambiental regulador de cada estado, no caso mineiro, pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

A engenheira ambiental da Servioeste, Caroline Beutler, explica que a emissão online do MTR é uma necessidade.

“O processo iniciou em Santa Catarina, em 2016, foi avançando para outros Estados e deve continuar. A emissão digital facilita a visualização dos dados que ficam armazenados no sistema e a perda dessas informações é praticamente inexistente”.

Servioeste

Há 20 anos no mercado, a Servioeste, referência nos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos de saúde, disponibiliza laudos técnicos e documentos aos clientes, de forma prática no site da empresa. Dispõe também, de uma equipe técnica para auxiliar na emissão do MTR.

Veja também

Estudantes de Odontologia visitam Servioeste em Chapecó/SC13/11/19 A Servioeste recebeu nesta quarta-feira (13/11), visita técnica de 30 alunos do 7º período do curso de Odontologia, da UCEFF, em Chapecó. Os estudantes, liderados pela professora da disciplina de Saúde, Ecologia e Meio Ambiente, Paula Marco Marchiori, foram recepcionados pela gerência comercial e pela equipe de engenharia ambiental da empresa. O grupo acompanhou......

Voltar para Blog