Postado em 09 de Setembro às 11h47

Estados avançam na implantação do sistema de emissão online do MTR

Projetos e Ações (4)

Em Minas Gerais, Manifesto de Transporte de Resíduos digital será obrigatório a partir de outubro

Uma das etapas do gerenciamento de resíduos é o controle do transporte até a empresa que realiza o tratamento e a destinação final, que acontece por meio da emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). O documento é obrigatório como forma de coibir o transporte de cargas perigosas, minimizando os riscos ao meio ambiente e à saúde pública. O MTR contém a descrição dos resíduos transportados e os dados do gerador e da empresa contratada para realizar o transporte e a destinação final.

O gerador precisa preencher o documento, identificando a classe e o peso do resíduo, a empresa que faz o transporte, o tipo de tratamento realizado e como é feita a destinação final. Este documento precisa acompanhar a carga durante todo o trajeto entre o gerador e o local de tratamento e descarte.

Depois do processamento do resíduo, a empresa responsável tem 60 dias para emitir o Certificado de Destinação Final, no nome do gerador, atestando o tratamento e a destinação, e atendendo às normas ambientais de cada estado brasileiro.

Como forma de melhorar o controle de segurança do manejo dos resíduos sólidos, a emissão do MTR já é online nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No próximo mês, Minas Gerais também iniciará a emissão do documento de forma digital. A plataforma é disponibilizada pelo órgão ambiental regulador de cada estado, no caso mineiro, pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

A engenheira ambiental da Servioeste, Caroline Beutler, explica que a emissão online do MTR é uma necessidade.

“O processo iniciou em Santa Catarina, em 2016, foi avançando para outros Estados e deve continuar. A emissão digital facilita a visualização dos dados que ficam armazenados no sistema e a perda dessas informações é praticamente inexistente”.

Servioeste

Há 20 anos no mercado, a Servioeste, referência nos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos de saúde, disponibiliza laudos técnicos e documentos aos clientes, de forma prática no site da empresa. Dispõe também, de uma equipe técnica para auxiliar na emissão do MTR.

Veja também

Gestão de resíduos de saúde é tema abordado em sala de aula18/09 O crescimento ordenado das cidades passa pelo conceito de sustentabilidade. A geração de resíduos é uma das consequências da urbanização e um grande desafio público. Especialistas em planejamento urbano precisam entender sobre legislação ambiental e a forma correta de manejo dos resíduos, como parte importante do processo de......
Feira alia negócios e sustentabilidade01/08 Servioeste é uma das 30 empresas expositoras da Sustentare 2019 em Curitiba Palestras técnicas, projetos inovadores e produtos sustentáveis. Este tripé forma a Sustentare 2019, uma das maiores feiras nacionais de......

Voltar para Blog