Sustentabilidade
O primeiro passo, é você quem dá
O conceito moderno de sustentabilidade consiste no padrão de produção e consumo conscientes, considerando o uso racional dos recursos naturais e seu reaproveitamento.
Indústria e consumidores precisam pensar em todo o ciclo de vida do produto: de onde vem, para onde vai ou o que vai gerar depois de descartado, observa Maria Lúcia Bianchi, professora da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.
A boa notícia é que a sociedade está disposta a mudar. A cada dia surgem novos consumidores conscientes. Pesquisa realizada pela Ipsos Global Advisor com 14 nações revela que 79% dos entrevistados afirma ter vontade de adquirir produtos mais saudáveis e melhores para o meio ambiente.
E como formar consumidores conscientes? Tatiana Assali, Gerente de Relações Institucionais do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), entende que a maneira mais efetiva passa pelo conhecimento e educação, acesso a informações e materiais didáticos que apostem nas questões socioambientais.
“O desenvolvimento socioeconômico e a redução das desigualdades sociais no Brasil são fatores determinantes para a formação de consumidores mais conscientes e também para o avanço da economia circular.”
Tornar o modelo econômico circular significa repensar a produção e o consumo de maneira que os resíduos não sejam gerados, ou que possam ser reutilizados no processo produtivo.
Tatiana Assali sugere aos empresários que olhem para seus produtos e pensem como reduzir o uso de recursos e a geração de resíduos. "A indústria circular pode e deve levar em conta as diferentes realidades locais e regionais, os insumos e recursos existentes na região, por exemplo, e usar o design como ferramenta essencial para a economia circular”, conclui Tatiana.