Gestão de resíduos de saúde e sua importância
O que saber antes de contratar serviço de coleta dos resíduos?
Os cuidados com o meio ambiente e com a gestão dos resíduos de saúde, além de obrigatórios, são fator-chave para a imagem das empresas. Contratar instituições idôneas é fundamental para a saúde dos negócios.
"Ao contratar coleta e transporte de resíduos, deve-se buscar por empresas licenciadas pelos órgãos ambientais e devidamente registradas nos conselhos de classe, pois isso comprova que já passaram por auditorias e fiscalizações que garantem a segurança e a correta destinação dos resíduos, uma vez que as condicionantes dessas autorizações devem ser cumpridas durante a vigência das licenças", reforça Lucas Sousa Barbosa, Engenheiro Ambiental e Sanitarista do Grupo Servioeste.
As empresas geradoras de resíduos de saúde são corresponsáveis pelo transporte, tratamento, disposição e/ou destinação final dos excedentes da produção. Todo processo de gerenciamento de resíduos começa por um bom Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS). É ele que direciona a gestão destes materiais ao identificar e classificar os tipos de resíduos, o volume gerado, o manejo correto e periodicidade da coleta.
O conteúdo do PGRS também indica as formas de tratamento e as licenças ambientais que autorizam a execução do tratamento, destinação e/ou disposição final. O PGRS deve ser elaborado por profissionais devidamente habilitados. A qualificação e a clareza do Plano proporciona segurança no momento da tomada de decisão.
Os profissionais ligados à gestão de resíduos também precisam estar familiarizados com a legislação sobre o transporte de produtos perigosos. O Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos (MTR), obrigatório na implantação e operacionalização do PGRS, é um documento de responsabilidade exclusiva do gerador. O MTR é emitido pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR).
Os coletores dos resíduos devem estar identificados, usar EPIs adequados, ter certificação do curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigoso (MOPP), e portar documentos de inspeção veicular.
O tratamento dos resíduos é um passo fundamental para a saúde coletiva, já que possibilita eliminar a periculosidade dos materiais contaminados. Esta etapa da gestão requer equipe especializada e tecnologia avançada para que seja efetivo e não cause impactos ao meio ambiente.
Há 22 anos a Servioeste Soluções Ambientais atua no mercado de resíduos de saúde. Pioneira no segmento,hoje com 12 unidades, a Servioeste é especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos.
Oferecemos planos personalizados. Entre em contato e saiba mais: (49) 3361-9696.