Postado em 26 de Setembro de 2019 às 11h04

Servioeste capacita servidores de saúde em Chapecó

Saúde (28)Sustentabilidade (27)

Treinamento pauta destinação correta de resíduos no setor

Como deve ser feita a segregação dos resíduos gerados nas unidades de saúde? Depois de separados corretamente, de que forma devem ser acondicionados para não comprometer e para facilitar o trabalho de coleta, tratamento e destinação final dos materiais recolhidos? Estes são os temas abordados no treinamento da Servioeste concedido a 60 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó nesta quinta-feira, 26, no auditório da pasta.

De acordo com a enfermeira, coordenadora de Estratégias de Saúde da Família do município, Micheli Bordignon, a oficina busca capacitar os servidores das 26 unidades de saúde de Chapecó para respeitar as questões de sustentabilidade e reduzir os riscos biológicos da produção de resíduos, por meio da destinação correta.

Participaram profissionais de saúde de várias categorias, como agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, coordenadores e auxiliares de consultórios dentários.

“Nós já estamos há um tempo trabalhando a questão da destinação correta de resíduos, que vem ao encontro do programa Lixo Zero lançado pela Prefeitura no ano. Temos uma parceria há bastante tempo com a Servioeste e a capacitação de hoje é para que os profissionais saibam fazer a destinação dos resíduos da melhor forma. A gente não tem como evitar a produção de resíduos, mas temos como separar e destinar de forma correta”.

Para o gerente comercial, Gutemberg Vieira, a capacitação é importante, já que a segregação é hoje o maior gargalo na coleta e tratamento dos resíduos.

“Hoje é a maior dificuldade do setor. A segregação é a base da coleta correta e do tratamento e destinação adequados. A capacitação é uma prática que a Servioeste mantém com os clientes, com treinamento de segregação para termos uma possibilidade melhor de coletas e para que os resíduos estejam realmente separados de forma correta. Os treinamentos devem ser constantes, porque sempre há mudanças nas equipes de trabalho e precisamos sempre reavaliar o conhecimento do processo”.

A engenheira ambiental da Servioeste, Caroline Beutler, que comandou o treinamento, destaca que a responsabilidade da destinação correta dos resíduos é de todos os profissionais de saúde.

“Todos geram resíduos em seus processos de trabalho e têm a responsabilidade de evitar que esses resíduos causem impacto ambiental e de saúde pública. Por isso o treinamento é tão importante”.

Grupo Servioeste

Além da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos de saúde, o Grupo Servioeste também gerencia centrais de portos e aeroportos, elabora Planos de Gerenciamento de Resíduos, oferece treinamentos e assessoria em licenciamento e projetos ambientas, além de comercializar produtos para o acondicionamento dos resíduos. A empresa também coleta, transporta, trata e destina resíduos de cemitérios e oferece o serviço de destruição segura de documentos.

A Servioeste é a única empresa no Brasil que possui coleta informatizada com controle online permanente e acompanhamento em tempo real, na qual são lançados os tipos e a quantidade dos resíduos coletados, garantindo a segurança dos clientes. Também possui frota certificada e licenciada pelos órgãos fiscalizadores de acordo com as Normas Técnicas da ABNT e INMETRO, além de monitoramento e rastreamento 24 horas via satélite, bem como seguro ambiental.

Veja também

Todos contra o aquecimento global05/05/17 Foto: Associated Press | Daily Mail Comentamos em outro post a preocupação com o aquecimento global. Tanto a NASA quanto a ONU confirmaram que 2016 foi o ano mais quente globalmente já registrado na......
Destruição segura de documentos31/05/17 De tempos em tempos, uma determinada empresa precisa se desfazer de documentos antigos ou contratos que não mais possuem validade. Esses arquivos, geralmente, possuem dados sigilosos e não devem ser descartados levianamente. Para evitar o......

Voltar para Blog