Postado em 10 de Julho às 11h08

Servioeste presta serviço de consultoria ambiental

Meio Ambiente (59)

Sustentabilidade: legislação prevê que empresas sejam responsáveis pelo impacto que suas atividades causam ao meio ambiente

O licenciamento ambiental é um instrumento de uso das administrações públicas que visa o controle das atividades humanas que interferem nas condições ambientais e tornou-se obrigatório no Brasil em 1981, através da Lei 6.938/81. É uma forma de conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade. Não estar atento à legislação é passível de penalidades que vão desde advertências e multas, até a paralização temporária ou definitiva das atividades do estabelecimento. Por isso, todo empreendedor sabe a importância que o assunto tem, e a necessidade de entender e realizar os processos corretamente para não ter problemas legais junto aos órgãos de fiscalização ambiental.

A melhor forma de garantir a regularização das questões ambientais é buscar auxílio técnico. A Servioeste, que atua há 20 anos no ramo de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, é especialista em prestar consultoria no desenvolvimento de estudos e projetos ambientais necessários ao licenciamento ambiental. Através de sua equipe técnica, a empresa consegue assessorar o empreendedor analisando todos os potenciais riscos de seu empreendimento e elaborando os estudos, projetos e levantamento da relação de documentos necessários para o encaminhamento do licenciamento ambiental. A Servioeste também presta consultoria aos estabelecimentos que precisam desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos, documento elaborado por um profissional técnico qualificado, cujo objetivo é apontar o ramo de atividade, que tipo de resíduos produzem e como farão a destinação final dos mesmos. Nestes casos, são indicados ainda, o acompanhamento e o treinamento de colaboradores para garantir a eficácia no processo.

A engenheira ambiental do Grupo Servioeste, Caroline Beutler, explica que as empresas precisam ficar atentas às suas responsabilidades ambientais para evitar problemas com a legislação.

“Ter orientação é fundamental para garantir que os encaminhamentos sejam feitos de forma correta. Um profissional qualificado poderá indicar qual é a documentação, estudos e projetos necessários para o licenciamento, analisando as condições de risco do estabelecimento e a legislação pertinente. Ele deve mostrar ao órgão ambiental se o empreendimento causará algum dano ao meio ambiente e como isso será resolvido para que a atividade possa ser realizada. Nós realizamos consultoria ambiental justamente para dar amparo nos trâmites quanto aos estudos ambientais e também, na execução de planos de gerenciamentos de resíduos”.

O que é um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS)?

É um documento elaborado por um profissional técnico qualificado, que identifica a tipologia e a quantidade de geração de resíduo, informando como serão as etapas do manejo desde a geração, segregação, acondicionamento, identificação, classificação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final.

Quem precisa fazer o PGRS?

Todas as empresas que geram qualquer tipo de resíduo relacionado às áreas de saneamento urbano, rejeitos domésticos, hospitalares, materiais químicos ou periculosos, indústrias de todo porte e empresas ligadas à atividade mineradora.

O que é licenciamento ambiental?

É o procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação, depois de avaliar o impacto ambiental que a atividade pode causar.

Quem precisa de licença ambiental?

Todas empresas cujas atividades utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras.

Veja também

Servioeste disponibiliza laudos técnicos e documentos online19/06 Quem trabalha com descarte de resíduos precisa estar sempre atendo às transformações e exigências que a legislação ambiental impõe. Com o propósito de auxiliar seus clientes, o Grupo Servioeste, referência nos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos de saúde, disponibiliza laudos......
Dia Mundial Da Água - 22 de Março22/03/16 Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Rio-92, no Rio de Janeiro, em 1992, a data 22 de março é um lembrete anual de que a água é primordial para a......
Salões de beleza também geram resíduos de saúde15/05Lâminas de barbear, agulhas de micropigmentação e produtos químicos utilizados no salão de beleza precisam de descarte consciente A cada ano a produção de resíduos aumenta. São aterros e lixões que recebem enormes quantidades de resíduos descartados, transformando o espaço em uma grande montanha de restos. No meio destes resíduos......

Voltar para Blog