Servioeste e RIOgaleão: 4 anos de parceria
RIOgaleão amplia indicadores de sustentabilidade
RIOgaleão, concessionária do segundo maior aeroporto internacional do Brasil, amplia indicadores de reciclagem de resíduos sólidos. A partir da segregação e destinação adequada dos resíduos gerados no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Tom Jobim, os indicadores de reciclagem passaram de 22%, em 2015, para 47%, em 2020.
O Grupo Servioeste é responsável pela coleta e transporte de resíduos extraordinários gerados no aeroporto, bem como pela coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos infectantes. “O apoio de prestadores de serviços é fundamental para o alcance de metas e resultados”, afirma a concessionária RIOgaleão, por meio da assessoria de imprensa.
Desde 2017, a Servioeste é responsável pelo tratamento e destinação final dos resíduos infectantes que chegam à Central de Resíduos do aeródromo. Durante o período, foram tratadas 2.800 toneladas destes resíduos, gerados pelas companhias aéreas, pelo Posto de Atendimento Pré-Hospitalar, pelo recolhimento de objetos perfurocortantes derivados do descarte adequado nos sanitários dos Terminais de Passageiros, entre outros.
Com a pandemia do novo coronavírus, também foram disponibilizados coletores para o descarte de máscaras e luvas. Em 2018, a Servioeste passou a transportar também os resíduos extraordinários do aeroporto (recicláveis e não recicláveis). Até o final de 2020, foram mais de 6 mil toneladas de resíduos coletados e transportados pela Servioeste.
A Servioeste foi parceira do RIOgaleão na conscientização da comunidade aeroportuária sobre a importância da coleta seletiva, participando, em 2018 e 2019, do projeto “Orientadores Ambientais”. Os resultados da iniciativa foram observados na melhoria da segregação de resíduos gerados no aeroporto.
Em 4 anos de atuação da Servioeste no RIOgaleão, quase 8 mil toneladas de resíduos sólidos gerados no aeroporto, incluindo os de saúde, tiveram destinação final adequada. O trabalho contribui para a sustentabilidade do planeta e para o bem-estar do público que frequenta o Aeroporto Internacional Tom Jobim.