Servioeste e Rondinha pelo meio ambiente
Município de Rondinha (RS) faz campanha permanente de coleta de resíduos veterinários
A campanha junto aos pecuaristas do município teve início em 2020 e visa orientar e conscientizar produtores sobre o descarte correto de resíduos veterinários usados nas propriedades rurais: agulhas, lâminas, bisturis, seringas, luvas, bainhas, tubos de coleta de sangue, frascos de medicamentos e medicamentos vencidos.
Bovinocultores e suinocultores são orientados sobre os grupos de resíduos e levam consigo as embalagens corretas para descarte. Os resíduos são entregues na Secretaria Municipal da Agricultura e não geram nenhum custo aos produtores.
O material é pesado e o produtor recebe um comprovante que será exigido quando da necessária renovação da licença ambiental, explica Eduardo Zorzi, Técnico em Agropecuária servidor da Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente do município. “Rondinha tem cerca de 60 propriedades suinicultoras licenciadas. Trabalhamos a conscientização para que os produtores façam sua parte na preservação do meio ambiente. Com o descarte correto dos resíduos eles também estão contribuindo para a saúde da população.”
“É importante que o poder público faça ações como estas pois muitas vezes os produtores não sabem o que fazer com agulhas e medicamentos utilizados nos animais. Nós coletamos estes matérias e realizamos o tratamento adequado para eliminar a periculosidades dos resíduos e então destinamos corretamente para que não causem danos ambientais e à saúde pública,” frisa Lucas Barbosa, Engenheiro Ambiental e Sanitarista da Servioeste.
Há 22 anos a Servioeste Soluções Ambientais atua no mercado de resíduos. Pioneira no segmento, hoje com 12 unidades, a Servioeste é especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de saúde.
Quer saber mais sobre o descarte de resíduos? Leia em nosso blog.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Rondinha. Foto: Prefeitura Municipal de Rondinha.