Postado em 14 de Junho de 2018 às 19h54

Aprendizado e integração marcam a Semana do Meio Ambiente da Servioeste

Meio Ambiente (82)

Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Composteira Caseira foram os temas do segundo e terceiro dias da Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste.

Dando continuidade à II Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste, na terça-feira (12), os colaboradores da empresa assistiram uma palestra sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Chapecó. Os engenheiros ambientais André Fidelis e Ingrid Lopes explicaram sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e como ela foi executada no município.

Após uma ampla pesquisa de campo foi possível elaborar uma metodologia participativa, abrangendo limpeza urbana, construção civil, resíduos industriais e comerciais, saneamento, setor de transportes (pneus, combustíveis, óleos e lubrificantes), resíduos de serviços de saúde, agrosilvopastoril, eletroeletrônicos e cemitérios. “Damos ênfase nos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Desta forma, intencionamos diminuir a quantidade de resíduos que acaba no aterro sanitário”, disse André.

Durante o estudo, os engenheiros ambientais concluíram que cada chapecoense produz, em média, 0,702 Kg de resíduos por dia, índice abaixo da média nacional. Entretanto, a qualidade da separação desses resíduos ainda deixa muito a desejar. “Nas associações de catadores, onde deveria ser recebido apenas os materiais recicláveis, chega até mesmo animais mortos. É preciso pensar na situação de vulnerabilidade dos trabalhadores que sobrevivem com a reciclagem. E para isso, é necessário conscientizar a população”, afirmou Ingrid.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Pensando justamente em reaproveitar todos os resíduos, inclusive os orgânicos, o estudante de Engenharia Ambiental da UFFS, Rafael Godô, veio à Servioeste repassar...

Pensando justamente em reaproveitar todos os resíduos, inclusive os orgânicos, o estudante de Engenharia Ambiental da UFFS, Rafael Godô, veio à Servioeste repassar seus conhecimentos sobre compostagem. Este processo biológico natural de transformar restos de alimentos, por exemplo, em húmus, um adubo orgânico altamente rico em nutrientes.

Rafael ensinou as etapas para fazer a sua própria composteira, em casa. “A manutenção é simples e o custo é praticamente zero. Além de produzir um biofertilizante de alta qualidade, ainda realiza um trabalho ambiental”, relatou.

Os colaboradores da Servioeste aproveitaram para tirar as dúvidas, principalmente em relação às minhocas californianas, utilizadas na compostagem, e foram presenteados com uma composteira para ser deixada na empresa. “Nesta semana, estamos tentando dar soluções práticas para destinarmos corretamente os nossos resíduos de casa”, explicou Caroline Ludwig, engenheira ambiental do Grupo Servioeste e uma das coordenadoras da Semana do Meio Ambiente.

O analista financeiro da Servioeste, Adriel Cidio Garcia, está participando de todas as palestras, aproveitando os momentos de aprendizagem proporcionados. “É muito interessante conhecer mais sobre a realidade de outras pessoas que também trabalham com o meio ambiente, assim como nós, que lidamos com os resíduos de saúde. E agora vamos também colaborar para cuidar da nossa composteira”.

Além da programação de palestras, foram lançadas campanhas para que os funcionários possam aplicar na prática atitudes sustentáveis: a coleta do óleo de cozinha para ser encaminhado ao Verde Vida; coleta de lixo eletrônico e medicamentos vencidos dos colaboradores da Servioeste para a destinação final correta; colaboração na campanha “Eu Ajudo na Lata” da Unimed, que visa a arrecadação de anéis de alumínio para aquisição de cadeira de rodas para instituições de caridade; e recolhimento de tampas plásticas para o Projeto TamPets Chapecó, revertido para a castração de animais de rua.
 

Veja também

Semana do Meio Ambiente: Educação e Cidadania08/06/17No terceiro dia de palestras, a palavra de ordem foi 'equilíbrio' A Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste chega ao seu terceiro dia de atividades com um apelo social. A ONG Verde Vida – Programa Oficina Educativa veio representada pelo seu coordenador social, Odair Balen, para expor seus 24 anos de atuação em Chapecó. Entidade com forte atuação na área social e ambiental, o Verde Vida faz a diferença na vida de muitas......
Grupo Servioeste promove Semana do Meio Ambiente05/06/17 Com o tema “Como aplicar a sustentabilidade na minha vida?”, empresa proporciona uma semana de palestras e workshops com informações valiosas aos seus colaboradores. Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5......
Implicações do descarte indevido de efluentes11/05/20 Além de crime ambiental, a ação tem consequências à saúde Resíduos e efluentes gerados pelas atividades domésticas, industriais, do agronegócio e de serviços de saúde necessitam......

Voltar para Blog