Postado em 30 de Maio de 2015 às 08h51

Calor mata mais de 1800 e derrete asfalto na Índia

Meio Ambiente (82)

   A onda de calor infernal que atinge a Índia há pouco mais de uma semana tem gerado um saldo preocupante: mais de 1800 mortos confirmados até agora, levando em conta apenas os óbitos ocorridos em hospitais — a taxa mais alta já registrada em duas décadas.

   Especialistas advertem, porém, que o número oficial de mortes relacionadas ao calor provavelmente é subestimado, uma vez que as condições climáticas extremas afetam com mais força os pobres, que são menos propensos a morrer nos hospitais. 

   A Índia é conhecida por seu calor sufocante, mas nesta primavera, o fenômeno trouxe temperaturas impiedosas para a região. Nas localidades com mais vítimas, os termômetros registram mais de 47ºC.

   Bairros pobres acumulam a maior quantidade de vítimas, já que não oferecem infraestrutura adequada para os moradores se protegerem do calor. Em 1995, uma onda de altas temperaturas semelhante matou cerca de 1.600 pessoas.

   O calor infernal também coloca em risco serviços e infraestrutura locais. A demanda por energia elétrica aumentou devido ao uso de aparelhos de ar condicionado, provocando cortes pontuais de energia em Nova Délhi.

   Há relatos de falta d´água. Dezenas de caminhões pipa ajudam a abastecer cerca de 4.000 vilas e aldeias que enfrentam escassez no estado de Maharashtra, um dos mais afetados. E até o asfalto de algumas regiões sucumbiu às altas temperaturas.

Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/calor-mata-mais-de-1800-e-derrete-asfalto-na-india-veja#1

Veja também

Extinção das abelhas é uma ameaça também a nós24/05/17 Reza a lenda que Albert Einstein disse certa vez que "se as abelhas morrerem, os humanos morrerão em seguida nos próximos anos". Certo ou errado, o fato é que a diminuição considerável da população das abelhas tem deixado cientistas do mundo todo muito preocupados. Em outubro de 2016, o instituto norte-americano US Fish and Wildlife Service (FWS)......
Equipe da Servioeste realiza treinamento na cidade de Toledo24/04/19 Nesta terça-feira (23/04), o Grupo Servioeste viajou até Toledo, no Paraná, para realizar um treinamento para os colaboradores da Prefeitura Municipal. A engenheira ambiental, Carol Beutler, ministrou uma palestra sobre a......
Servioeste participa da SIPAT Comunitária no RIOgaleão31/05/19 A falta de equipamentos, desatenção e cansaço geram mais de 700 mil acidentes de trabalho todo ano no País. O Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais,......

Voltar para Blog