Postado em 29 de Março às 09h31

Gestão Ambiental

Meio Ambiente (82)

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

Empreendimentos, atividades industriais ou comerciais podem gerar impacto ao meio ambiente. Para minimizar esses efeitos, empresas que precisam de licenciamento ambiental devem elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) - estudo que apresenta programa para a correta gestão dos recursos naturais. Estas ações devem oferecer condições dinâmicas e equilibradas para que a área degradada se reestabeleça.

“O PRAD geralmente é feito quando atividade causa ou já causou degradação ambiental. Nesse caso, depende da atividade causadora, do que causou o dano ou contaminação e quais serão as técnicas para remediação e recuperação da área”, comenta Caroline Beutler, Engenheira Ambiental e Sanitarista da Servioste.

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas é um importante instrumento de gestão ambiental para atividades que envolvem desmatamentos, terraplenagem, exploração de jazidas, recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL).

O Instituto Chico Mendes, ligado ao Sistema Nacional de Meio Ambiente, define área degradada como “aquela impossibilitada de retornar por uma trajetória natural a um ecossistema que se assemelhe ao estado inicial” e estabelece procedimentos para elaboração, análise, aprovação e acompanhamento da execução de Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Perturbada. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), um ecossistema é considerado recuperado quando conta com recursos próprios suficientes para continuar seu desenvolvimento.

A Servioeste oferece ampla assessoria ambiental, com diagnóstico detalhado das condições e necessidades de cada empresa. Temos equipe técnica multidisciplinar com Engenheiros Ambientais e Sanitaristas, Engenheiros Químicos, Técnicos e Gestores Ambientais.

Veja também

Marco ambiental18/06/20 Decreto Federal regulamenta descarte de medicamentos Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Logística Reversa de Medicamentos foi regulamentada no último dia 05 de junho pelo Decreto 10.388. A legislação estabelece parâmetros para o descarte correto desses produtos, envolvendo consumidores e empresas que integram a cadeia......
Brasileiro acha que mudança do clima já afeta o país 22/05/15    Uma nova pesquisa do Datafolha mostra que o brasileiro está muito preocupado com as mudanças climáticas e acha que o governo não compartilha dessa preocupação.    Segundo o levantamento,......
Extinção das abelhas é uma ameaça também a nós24/05/17 Reza a lenda que Albert Einstein disse certa vez que "se as abelhas morrerem, os humanos morrerão em seguida nos próximos anos". Certo ou errado, o fato é que a diminuição considerável da......

Voltar para Blog