Postado em 28 de Junho de 2019 às 17h10

Incentivo à práticas saudáveis marcam Semana do Meio Ambiente na Servioeste

Inspiração (17)

Produção de alimentos orgânicos e aplicativo ambiental foram temas de palestras no último dia do evento

Você já imaginou caminhar, pedalar, descartar resíduos corretamente ou doar roupas e ser recompensado por isso? É o que propõe em Chapecó/SC o aplicativo Moeda Verde, que possibilita ao usuário praticante de ações e atividades socioambientais o acúmulo de moedas virtuais para serem trocadas por produtos e serviços em lojas cadastradas.

O aplicativo está disponível gratuitamente desde março deste ano e está dividido em seis categorias, cada uma com sua regra, forma de validação, período para execução e recompensa. São 21 empresas cadastradas e 4,3 mil pessoas utilizando o aplicativo na maior cidade do Oeste catarinense.

A iniciativa foi apresentada nesta sexta-feira, 28, aos colaborares da matriz do Grupo Servioeste, em Chapecó, durante a III Semana do Meio Ambiente desenvolvida pela empresa. O diretor do aplicativo Moeda Verde, Eduardo Nicoleti, explicou que a intenção é desenvolver alternativas sustentáveis que envolvam as pessoas.

“Estamos bem animados com a adesão da comunidade, com o número de atividades realizadas e a quantidade de pessoas novas cadastradas. Outras cidades já estão pedindo quando vamos lançar, pois querem participar também. Ver que a comunidade está aberta para esse tipo de iniciativa é muito importante, pois a sustentabilidade precisa chegar para toda a população”.

Alimentos orgânicos

Outra iniciativa sustentável apresentada durante o Seminário de Meio Ambiente da Servioeste, foi o case da empresa Solar Orgânicos, também de Chapecó, que trabalha com a produção e entrega a domicílio de alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos.

A sócia-proprietária da empresa, Pahola Batista Cassol, falou sobre o trabalho desenvolvido, que inclui a produção sem o uso de adubo químico e a entrega em casa destes alimentos 100% orgânicos. Os pedidos podem ser feitos pela Internet ou pelo celular e a entrega acontece uma vez por semana na cidade. A produção é toda feita na propriedade da família e inclui ervas medicinais, raízes, frutas da estação e verduras.

“Nosso propósito é oferecer à sociedade alimentos cultivados a partir de um manejo sustentável, sem o uso de agrotóxicos, o que oportuniza uma alimentação mais saudável e melhora a saúde e o bem-estar das pessoas. Entramos neste mercado há um ano e meio e ainda estamos em processo de implementação do projeto.”, destaca Pahola.

Atualmente, existem 68 mil estabelecimentos de agricultura orgânica no brasil, de acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE. Segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), no ano passado o Brasil faturou R$4 bilhões com este tipo de produção, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

A III Semana do Meio Ambiente da Servioeste foi desenvolvida com a intenção de despertar nos colaboradores a consciência sobre temas ambientais. Além da importância sobre o consumo de produtos orgânicos e o aplicativo de celular, o evento também mostrou o trabalho desenvolvido por voluntários em mais de 20 cidades do Brasil, que usa caixas de leite para revestir casas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

O acesso ao conhecimento faz parte das ações de incentivo às iniciativas sustentáveis defendidas pela Servioeste. A empresa tem forte atuação socioambiental em todo o Brasil, apoiando e incentivando ações que melhoram a condição de vida das pessoas, já que é uma das signatárias do Movimento ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) idealizado pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que mobiliza a sociedade para o desenvolvimento sustentável.


 

Veja também

Servioeste recebe Prêmio Destaque Empresarial do Sul17/01/18Honraria é promovida pela Revista Destaque Brasil com apoio da Câmara Brasil-China-Mercosul. O Grupo Servioeste – empresa especializada em coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de serviços de saúde – recebe o Troféu Destaque Empresarial do Sul 2018. O Prêmio Administrativo Comercial e Industrial é promovido pela Revista Destaque Brasil com apoio da Câmara Brasil-China-Mercosul e se diferencia pela......
O valor de uma empresa está nas pessoas!01/10/19 Histórias de colaboradores ajudam a entender a trajetória de sucesso da empresa pioneira no tratamento de resíduos de serviços de saúde A construção da história de uma grande empresa se confunde......

Voltar para Blog