Postado em 30 de Maio de 2019 às 08h49

Projeto piloto em SC recolhe 29,5 kg de medicamentos vencidos em dois meses

Meio Ambiente (82)

O pequeno município de Pescaria Brava, com 10 mil habitantes no Litoral Sul de Santa Catarina, é o primeiro no Estado a implantar o projeto de logística reversa de medicamentos na rede pública de saúde, capitaneado pela Servioeste. Com cinto pontos de coleta e dois meses de implantação, o município já recolheu 29,5 kg de remédios vencidos, o equivalente a 2,95 gramas por habitante.

A quantidade ganha expressão justamente quando comparada ao tamanho da cidade. É como se cada cidadão do município despertasse para o descarte correto de medicamentos a partir da implantação do programa. São quase 30kg de produtos químicos a menos no meio ambiente, que poderiam causar problemas sociais e ambientais, que vão desde a intoxicação acidental de crianças e adultos até o impacto na qualidade da água e na saúde pública. Atualmente, cerca de 20% de todos os medicamentos utilizados no mundo são descartados de forma irregular, junto com resíduos comuns ou recicláveis.

“A gente fala muito em coleta seletiva e reciclagem, mas a gente está tratando apenas de um resíduo inerte neste caso, que não têm tanto risco à saúde pública quanto o químico que está dentro de casa. São crianças que podem tomar medicamento errado, idosos que não conseguem ler o nome do medicamento na bula e podem tomar remédio vencido. Com o programa da Servioeste de logística reversa, a gente está atingindo este público, com esta dificuldade. Se formos pesquisar, irmos nas casas e abrirmos as caixas de medicamentos, com certeza tem remédios vencidos. Todo mundo tem e precisa estar consciente que estes medicamentos precisam de destinação correta para não prejudicarem o meio ambiente e a saúde humana e animal”, destaca o gestor ambiental e diretor da Servioeste, Jeferson Balbinot.

A partir do projeto de logística reversa, os habitantes de Pescaria Brava podem levar os medicamentos vencidos ou as sobras de remédios até os cinco pontos de coleta disponibilizados nos postos de saúde. De lá, eles são recolhidos pela Servioeste, empresa especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de saúde. No caso dos medicamentos vencidos, de acordo com a RDC 222 da Anvisa, de 28 de março de 2018, por conterem substâncias químicas, devem ser incinerados e, depois, dispostos em aterro sanitário.

O projeto de logística reversa de medicamentos foi implantado pela Servioeste em 2018, porém apenas na rede privada, contando hoje com 700 pontos distribuídos em municípios do Sul e Sudeste do país, área de atuação da empresa. A implantação em Pescaria Brava é o projeto-piloto na rede pública e deve ser ampliado para todos os municípios brasileiros.

“É um projeto que tem uma importância muito grande porque a gente só fala na política de logística reversa e não aplica ela em nada. Com este programa, o município pode até conseguir ressarcir as despesas que tem com o programa, junto à indústria farmacêutica, cumprindo a política nacional de resíduos sólidos. Este é um projeto-piloto, na rede pública não existia nada ainda funcionando, e a ideia é expandir para todo o Brasil. O volume arrecadado em dois meses em Pescaria é alto, atingiu muito acima do que a gente esperava e de muitas campanhas que fizemos”, ressalta Balbinot. 

Capitão Reverso é o mascote do projeto de logística reversa implantado pela Servioeste para o descarte correto de medicamentos

Veja também

Servioeste realiza palestra sobre gestão de resíduos na FOA21/05/19 Nesta segunda-feira (20/05), o Grupo Servioeste foi convidado a participar de uma atividade no curso de Medicina da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), em Volta Redonda/RJ. O colaborador Anderson de Oliveira ministrou uma palestra sobre gestão de resíduos de saúde para os estudantes, apresentando os serviços prestados pela Servioeste....
Gerenciamento de resíduos30/07/20 Revisar normativas e resoluções contribui para a redução de custos Gerenciar resíduos de serviços de saúde (RSS) envolve um conjunto de procedimentos devidamente planejados com base em diretrizes,......

Voltar para Blog