Postado em 26 de Abril de 2017 às 09h57

Recuperando áreas degradadas

Meio Ambiente (82)

Ao se criar uma atividade ou empreendimento, é possível que seja gerado algum impacto ao meio ambiente. Para evitar ou minimizar esses efeitos, as empresas, com potencial de gerar algum tipo de impacto ambiental, devem elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) – um tipo de Estudo Ambiental que contém uma série de programas e ações que visam a correta gestão dos recursos do meio ambiente.

Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), este estudo é solicitado pelos órgãos ambientais como parte do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente, ou após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental. 

Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.

Para tanto, o PRAD é um importante instrumento de gestão ambiental para atividades que envolvem desmatamentos, terraplenagem, exploração de jazidas, exploração de empréstimos e bota-foras, recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL).

Atualmente, o MMA estima que o Brasil possua um déficit de cerca de 43 milhões de hectares de APPs e de 42 milhões de hectares de RL. Ainda segundo o Ministério, o País possui cerca de 30 milhões de hectares de áreas de pastagens em algum estágio de degradação, com baixíssima produtividade para o alimento animal. 

A Servioeste dispõe de equipe técnica multidisciplinar para desenvolver projetos ambientais, tais como: PRAD, controles ambientais, implantação de SGA (Sistema de Gestão Ambiental), projetos em aterros sanitários e projetos para coleta de resíduos urbanos.

Veja também

Saneamento Básico26/06/20 Senado Federal aprova PL que atualiza o marco regulatório do saneamento básico Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado foram responsáveis por foram 346,5 mil internações hospitalares em 2016, conforme dados do IBGE. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde a pedido da Folha de São Paulo, entre 2014 e 2019, os......
Grupo Servioeste encerra Semana do Meio Ambiente com ação de Educação Ambiental18/06/18Empresa promove palestra de conscientização ambiental para mais de 60 alunos do Colégio Santa Rita, de Chapecó. A formação de cidadãos conscientes e preocupados com o Meio Ambiente começa logo na infância. Pensando nisso, o Grupo Servioeste proporcionou uma atividade diferente para os alunos do Colégio Santa Rita, na tarde da......

Voltar para Blog