Postado em 01 de Setembro às 09h27

Resíduos de cemitérios

Meio Ambiente (78)

Descarte deve obedecer à legislação

Cemitérios, crematórios e funerárias são considerados pela Anvisa como geradores de resíduos de saúde, portando, responsáveis pelos materiais derivados de sepultamentos, exumações e cerimônias fúnebres.

A cultura do sepultamento remete há 100 mil anos antes de Cristo. Os cemitérios não eram vistos como fontes de contaminação e transmissão de doenças. Somente a partir do século XVIII, a preocupação voltou-se a estes locais.

Segundo pesquisadores, o necrochorume é o principal resíduo de contaminação originado de corpos em decomposição. Ao penetrar nos lençóis freáticos, estas substâncias podem poluir solo, água e afetar a saúde humana.

O que fazer

Após 3 anos de sepultamento, a exumação de corpos está liberada. Geralmente ocorre para liberar jazigos ao remover restos mortais para outros locais. Urnas, caixões de madeira, roupas, coroas, flores e demais objetos gerados da exumação precisam de tratamento específico e destinação final adequada.

Os geradores de resíduos de saúde devem seguir as normativas vigentes e contratar empresa especializada no tratamento de materiais contaminados. Um bom Plano de Gerenciamento (PGRSS) contribui para a correta segregação e acondicionamento destes resíduos.

Veja também

Grupo Servioeste comprometido com a Educação Ambiental19/06/17Empresa promove ação de conscientização ambiental com mais de 200 alunos do Colégio Trilíngue, de Chapecó. A formação de cidadãos conscientes e preocupados com o Meio Ambiente começa logo na infância. Pensando nisso, o Grupo Servioeste proporcionou uma atividade diferente para os alunos do Colégio Trilíngue Inovação, na tarde da última quarta-feira (14). Mais de 200 crianças, de quatro a nove anos, ouviram atentamente à equipe da......
Não há Planeta para tanto lixo16/11/16 A percepção do consumo atrai as pessoas, induzindo-as, por exemplo, a trocar uma casa bem montada por um automóvel, uma despensa forrada de alimentos por um aparelho eletrônico. Daí que, segundo o Relatório 2010 da......
Embalagens verdes15/06 Cientistas buscam plástico biodegradável de qualidade Os plásticos são compostos por carbono. A origem de grande parte deste elemento químico ainda é o petróleo, matéria-prima fóssil......

Voltar para Blog