Postado em 08 de Junho de 2017 às 10h37

Semana do Meio Ambiente: Educação e Cidadania

Meio Ambiente (82)

No terceiro dia de palestras, a palavra de ordem foi 'equilíbrio'

A Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste chega ao seu terceiro dia de atividades com um apelo social. A ONG Verde Vida – Programa Oficina Educativa veio representada pelo seu coordenador social, Odair Balen, para expor seus 24 anos de atuação em Chapecó. Entidade com forte atuação na área social e ambiental, o Verde Vida faz a diferença na vida de muitas pessoas, especialmente dos jovens em situação de vulnerabilidade atendidos em suas 14 oficinas socioeducativas.

Além disso, a ONG recolhe mais de 250 toneladas de resíduos recicláveis por mês, gerando emprego e renda enquanto colabora com o meio ambiente. Possui uma logística própria para coleta em cerca de 270 pontos espalhados pelo município, faz a triagem deste material e, depois, encaminha para a reciclagem. Algo que acaba sendo prejudicado quando quem faz o descarte não se dá ao trabalho de separar corretamente o seu resíduo. “O comportamento inadequado vem de dentro de nós, do que queremos para o mundo”, afirma Balen.

Necessidades ilimitadas x Recursos escassos

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Necessidades ilimitadas x Recursos escassos Economista de formação, Balen faz um paralelo entre o consumo responsável para reduzir desperdícios, visando o...

Economista de formação, Balen faz um paralelo entre o consumo responsável para reduzir desperdícios, visando o equilíbrio. “Para ter esse equilíbrio, precisamos respeitar os limites da biodiversidade. Não somos os únicos, nem a mais importante espécie na Terra. Devemos nos perguntar se temos compromisso com as próximas gerações e contribuímos para a preservação do planeta”, indaga.

O palestrante aproveitou para relatar sobre outras ações do Verde Vida que, assim como a Servioeste, faz parte do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e do Movimento Nacional ODS – Nós Podemos Chapecó. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) buscam dar continuidade ao trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU, e promover um futuro sustentável até 2030. São 17 Objetivos e 169 metas, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Sobre a Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Como aplicar a sustentabilidade na minha vida?”, o Grupo Servioeste proporciona uma semana de palestras e workshops com informações valiosas aos seus colaboradores. Entre os dias 5 e 9 de junho, empresas e entidades parceiras como a Ong Verde Vida, Unochapecó e Buzzk, irão explanar assuntos como segregação correta de resíduos sólidos urbanos; os objetivos globais de sustentabilidade nos âmbitos social, ambiental e econômico; hábitos saudáveis; saúde ambiental e tratamento de água; e opções de construções sustentáveis.

Além disso, foram lançadas campanhas para que os funcionários possam aplicar na prática atitudes sustentáveis: a coleta do óleo de cozinha para ser encaminhado ao Verde Vida; coleta de medicamentos vencidos dos colaboradores da Servioeste para a destinação final correta; colaboração na campanha “Eu Ajudo na Lata” da Unimed, que visa a arrecadação de anéis de alumínio para aquisição de cadeira de rodas para instituições de caridade; e “Plástico Zero”, presenteando os colaboradores com canecas confeccionadas em material sustentável para a eliminação dos copos descartáveis utilizados na empresa.

Veja também

Marco ambiental18/06/20 Decreto Federal regulamenta descarte de medicamentos Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Logística Reversa de Medicamentos foi regulamentada no último dia 05 de junho pelo Decreto 10.388. A legislação estabelece parâmetros para o descarte correto desses produtos, envolvendo consumidores e empresas que integram a cadeia......
Brasileiro acha que mudança do clima já afeta o país 22/05/15    Uma nova pesquisa do Datafolha mostra que o brasileiro está muito preocupado com as mudanças climáticas e acha que o governo não compartilha dessa preocupação.    Segundo o levantamento,......
Água fonte da vida23/03/17      Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo a hidratação corpórea, ajuda no transporte de substâncias e nutrientes, funciona como......

Voltar para Blog