Postado em 07 de Junho de 2017 às 16h21

Semana do Meio Ambiente: Resíduos Sólidos Urbanos

Meio Ambiente (82)

Segundo dia de palestras explica sobre a segregação correta dos resíduos domiciliares

Dando continuidade a programação da Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste, dois institutos se uniram para falar sobre segregação correta de resíduos sólidos urbanos: Adão dos Santos, presidente da Associação dos Recicladores Raio de Luz – Amarluz, e a assistente social Graciela Novakowski, técnica de extensão da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da ITCP Unochapecó.

Ambas as entidades, assim como a Servioeste, são membros do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó. Graciela fez uma síntese, explicando sobre o Fórum, que teve seu início através do movimento dos catadores, e tem como objetivo principal articular a diversidade de forças, processos e organizações, trabalhando temas acerca dos resíduos sólidos, atento aos aspectos educacionais, ambientais e socioeconômicos.

Já Adão trouxe sua experiência de vida, buscando sensibilizar os colaboradores da Servioeste quanto a importância em se preocupar com a geração e segregação de resíduos domiciliares, lembrando das mais de 2 mil pessoas que dependem diretamente da reciclagem em Chapecó.

Velcy Aparecida Zanetti, colaboradora da Servioeste, diz estar ampliando seus conhecimentos e conceitos a cada nova palestra, para se tornar uma cidadã mais sustentável. “A fala do seu Adão foi maravilhosa! Ele disse que começa por cada um de nós e, ao nos preocuparmos em separar o lixo orgânico do reciclável, ajudamos muitas famílias que dependem da reciclagem. A partir de agora, toda vez que for separar o meu lixo, lembrarei dele. Serei uma pessoa diferente e passarei isso adiante, conscientizando minha família e vizinhos”, afirmou.

Sobre a Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Como aplicar a sustentabilidade na minha vida?”, o Grupo Servioeste proporciona uma semana de palestras e workshops com informações valiosas aos seus colaboradores. Entre os dias 5 e 9 de junho, empresas e entidades parceiras como a Ong Verde Vida, Unochapecó e Buzzk, irão explanar assuntos como segregação correta de resíduos sólidos urbanos; os objetivos globais de sustentabilidade nos âmbitos social, ambiental e econômico; hábitos saudáveis; saúde ambiental e tratamento de água; e opções de construções sustentáveis.

Além disso, foram lançadas campanhas para que os funcionários possam aplicar na prática atitudes sustentáveis: a coleta do óleo de cozinha para ser encaminhado ao Verde Vida; coleta de medicamentos vencidos dos colaboradores da Servioeste para a destinação final correta; colaboração na campanha “Eu Ajudo na Lata” da Unimed, que visa a arrecadação de anéis de alumínio para aquisição de cadeira de rodas para instituições de caridade; e “Plástico Zero”, presenteando os colaboradores com canecas confeccionadas em material sustentável para a eliminação dos copos descartáveis utilizados na empresa.

Veja também

Servioeste é convidada a palestrar sobre RSS na semana de enfermagem da FEVRE/FAETEC24/05/19 Com expertise no tema, nesta quinta-feira (23/05), o Grupo Servioeste foi convidado a participar da Semana de Enfermagem realizada pela Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) e pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) para falar sobre a Gestão dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS). A atividade......
Infecção por príons16/12/20 Resíduos biológicos contaminados exigem tratamento específico e disposição final adequada Príons são estruturas proteicas que, quando alteradas de modo anormal, tornam-se agentes causadores de......
Lixo Zero04/06/20 Na semana do meio ambiente, selecionamos algumas ideias simples de pessoas e instituições engajadas na busca por um mundo mais saudável. Hoje, você vai conhecer a iniciativa do 2º Batalhão da Polícia Militar......

Voltar para Blog