Postado em 27 de Junho de 2019 às 17h39

Servioeste apoia projeto que transforma caixas de leite em revestimento de casas

Meio Ambiente (82)

Iniciativa foi apresentada na III Semana do Meio Ambiente realizada pela empresa

Ao invés de ir para o lixo, caixas vazias de leite são transformadas em placas térmicas que são utilizadas para revestir paredes e melhorar o conforto térmico de quem vive em casas de madeira que possuem frestas. A iniciativa é desenvolvida por voluntários que fazem parte do programa Brasil sem Frestas e tem o apoio do Grupo Servioeste. O principal objetivo é melhorar as condições do ambiente, interferindo diretamente na qualidade da saúde dos seus moradores.

As atividades do Brasil sem Frestas iniciaram em 2009, em Passo Fundo/RS, quando a química Maria Luisa Camozzato preocupou-se com famílias em situação de vulnerabilidade depois de uma tempestade. Percebendo a dificuldade das pessoas em conviver com o frio e a umidade, ela viu uma alternativa na utilização de caixas de leite como isolante térmico. Com a ajuda de amigos, iniciou a coleta, corte e costura das caixas, formando as placas térmicas que permitiram às famílias atingidas um conforto imediato. Logo, o programa se espalhou para várias regiões do país e, atualmente, é desenvolvido em mais de 20 cidades do Brasil.

Para revestir um espaço de 30m², são necessárias cerca de 2.000 caixas de leite. Para garantir o seu aproveitamento, é importante que elas sejam bem higienizadas antes do descarte, para evitar contaminação, e cortadas de forma correta, sempre bem próximo às extremidades.

Em Chapecó/SC, o programa Brasil sem Frestas iniciou em julho de 2018 e é desenvolvido com a colaboração de 50 voluntários. Até agora, 14 casas receberam o revestimento. Há 15 pontos de coletas de caixas de leite na cidade e um em Quilombo/SC. Assim que são recolhidas, as caixas vão para a central, que fica na sede da Cruz Vermelha, onde quatro vezes por semana os voluntários fazem a seleção, corte, limpeza, separação e costura. As caixas que não podem ser aproveitadas por estarem sujas ou estragadas são encaminhadas ao grupo de recicladores do município, que as vendem para uma fábrica de telhas.

O trabalho desenvolvido pelo Brasil sem Frestas e a importância na vida das pessoas beneficiadas foi o tema da palestra que abriu a programação da III Semana do Meio Ambiente da Servioeste, em Chapecó. Márcia Adriana Lago, que é coordenadora do programa no município, falou durante 40 minutos aos colaboradores da empresa sobre a iniciativa que vem ajudando muitas famílias.
“As pessoas precisam conhecer nosso programa para saberem que podem colaborar. A confecção e aplicação das chapas térmicas tem objetivos claros: melhorar a saúde pública, retirar do meio ambiente um produto de alta durabilidade e fazer o que chamamos de reciclagem direta. Agora estamos em busca de um espaço mais amplo para melhorarmos as nossas condições de trabalho”.

Programação

O segundo e último dia das atividades da Semana do Meio Ambiente acontece nesta sexta-feira, 28, também no auditório da sede da matriz Servioeste, em Chapecó. Desta vez, o assunto será o consumo sustentável, com cases das empresas Solar Orgânicos e aplicativo Moeda Verde.

A engenheira ambiental Caroline Beutler ressalta que a programação da Semana do Meio Ambiente é desenvolvida para os colaboradores da Servioeste, com a intenção proporcionar um momento de debate, aprendizado e conscientização sobre temas ambientais.

“Todo conhecimento compartilhado deve ser usado como ferramenta para o desenvolvimento de boas práticas sociais e sustentáveis. Buscamos despertar o interesse por assuntos que fazem parte do nosso dia a dia e que podem, através de atitudes simples, melhorar a vida de muitas pessoas”, destaca.

Veja também

Todos contra o aquecimento global05/05/17 Foto: Associated Press | Daily Mail Comentamos em outro post a preocupação com o aquecimento global. Tanto a NASA quanto a ONU confirmaram que 2016 foi o ano mais quente globalmente já registrado na história.  Preocupados com as consequências alarmantes das mudanças climáticas, dezenas de milhares de norte-americanos marcharam no dia 29 de abril –......
Grupo Servioeste conclui sua II Semana do Meio Ambiente15/06/18Café da manhã de confraternização marca o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente. Entre os dias 11 e 15 de junho, a matriz do Grupo Servioeste, em Chapecó-SC, promoveu sua segunda Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Tu te tornas eternamente responsável pelo resíduo que produz”, foram cinco dias de......
Brasileiro acha que mudança do clima já afeta o país 22/05/15    Uma nova pesquisa do Datafolha mostra que o brasileiro está muito preocupado com as mudanças climáticas e acha que o governo não compartilha dessa preocupação.    Segundo o levantamento,......

Voltar para Blog