Servioeste coleta 19,4kg de medicamentos na Semana Lixo Zero em Chapecó
Servioeste coletou quase 20 quilos de medicamentos em desuso

Foram sete dias com mais de 180 atividades e ações, participação de 77 instituições públicas e privadas e 32.800 pessoas envolvidas.
Os números são resultado da Semana Lixo Zero, realizada de 20 a 27 de outubro em Chapecó em prol de uma cidade mais limpa e sustentável. Durante a semana, a população foi convocada a colocar em prática iniciativas ambientais e a agir de forma mais consciente para reduzir a produção de resíduos e destiná-los de forma correta.
O Grupo Servioeste foi um dos apoiadores e participantes da programação, com a coleta de medicamentos vencidos ou inutilizados. Nos sete dias de atividades, foram recolhidos 19,4kg de medicamentos, os quais foram tratados e destinados pela Servioeste para evitar os impactos ambientais.
A Servioeste também participou da caminhada de encerramento da Semana Lixo Zero e se juntou a outras 400 pessoas para recolher resíduos nas ruas da cidade. Ao todo, foram recolhidos 740 Kg de resíduos pequenos, como plástico, papel, caixas de cigarro, garrafas e latinhas.
“Atividades como estas são importantes para maior conscientização sobre sustentabilidade. São pequenas atitudes no dia a dia das pessoas capazes de provocar mudanças de hábito na sociedade. É preciso destinar todo e qualquer resíduo de forma correta. No caso dos medicamentos vencidos ou inutilizados, não devem ser descartados no lixo comum, mas em pontos específicos para não contaminarem o meio ambiente”, ressalta a Engenheira Ambiental da Servioeste, Caroline Beutler.
Com o lançamento do Programa Lixo Zero, em 12 de fevereiro de 2019, Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, alcançando o desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário, além de induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. A meta da Prefeitura de Chapecó é ainda mais ousada: ser Lixo Zero até 2020.
Volume de resíduos descartados na Semana Lixo Zero: Óleo de Cozinha: 300 litros Vidros: 1.000 kg Lâmpadas: 1.956 unidades Rejeitos (orgânicos e recicláveis): 1.200 kg Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos: 2.258 Kg Caixas de leite: 1.886 unidades Medicamentos Vencidos e Perfurocortantes: 19,4 Kg Volumosos: 7m³ Pneus: 26